domingo, 8 de junho de 2014

[RESENHA] Cinquenta Tons de Cinza - E. L. James

Título: Cinquenta tons de cinza
Autor(a): E. L. James
Ano de lançamento: 2012
Editora: Intrínseca
Nº de páginas: 480
Sinopse: Quando Anastásia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos. Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos...
Cinquenta Tons de Cinza, primeiro volume da Trilogia de mesmo nome escrita por E. L. James trata de um romance erótico destinado a mulheres adultas e, certamente, homossexuais. O livro ganhou fama devido à precedente popularidade da escritora por publicar fanfics baseadas na então febre da Saga Crepúsculo, escrita por Stephenie Meyer. 
No início do livro Anastasia Steele, concluinte do curso de Jornalismo vai entrevistar, no lugar de sua então enferma amiga Kate, um tipo de bilionário figurão e galante, cuja inevitável popularidade atinge a todos, menos à própria Anastasia, o que de fato é impressionante, pois como estudante de Jornalismo a protagonista da história deveria estar mais ligada às atualidades - e não estava. 
É então que Anastasia fica deslumbrada à respeito da elegância e da beleza de seu entrevistado, e segue desastradamente a entrevista, fazendo as indelicadas perguntas preparadas por sua amiga - e quando digo desastradamente quero dizer que ela cai no chão assim que entra na sala. 
Bem, eu não pretendo tomar isto como uma comparação a Crepúsculo, mas devo dizer que a escritora copiou com fidelidade algumas das personagens da saga. Edward Cullen, com toda a sua elegância, beleza e charme se torna ligeiramente agressivo ao se transmutar no bilionário Christian Grey, enquanto que Isabella Swan, a mortal, fraca e cheia de inseguranças se torna Anastasia, a mulher adulta e virgem que só beijou dois homens em toda sua história de vida.  É então que, dispensando qualquer surpresa, eles se apaixonam. O Leão forte e dominador se apaixona pelo cordeiro fraco, burro e masoquista. Não, eu não estou criticando isto, mas devo dizer que a escritora não fez muito bem a estas personagens ao escrever este livro - tanto é que escrevo esta resenha em primeira pessoa para demonstrar, de todo, minha opinião. 
Uma das príncipais e mais devastadoras críticas negativas que fizeram à saga Crepúsculo foi, sem dúvidas, o fato de a escritora ter supostamente reunido todas as inseguranças femininas e misturado-as em uma única personagem - a protagonista -, para que adolescentes e mulheres do mundo todo se identificassem com a personagem e gostassem do livro. Bem, concordo em partes com esta crítica, mas devo dizer que Crepúsculo tinha uma história - uma trama para Bella, para Forks, e para cada parte participante dos livros -, mas Cinquenta Tons não. No best-seller, E. L. James removeu todo o fundo de história que havia em Crepúsculo que tornou a protagonista uma pessoa tonta, ainda mais insegura, e tornou a eroticidade do livro ridiculamente absurda.
Quando digo absurda, quero dizer que Christian faz a boba e insegura Anastasia assinar um contrato que dá a ele plenos e sigilosos poderes para que ele use e abuse - fisica e sexualmente -, do corpo, da vida e da cabeça de Anastasia, aplicando-lhe os mais severos castigos físicos para obter seu prazer. 
Diga-se de passagem, o sadomasoquismo sexual é e sempre foi uma realidade. No entanto, a autora leva esta temática a um nível ridículo, como se tudo aquilo fosse simplesmente normal - simplesmente amor, e não é o que acontece. A melhor parte do livro inteiro foi quando ela esperava pelo avião para ir passar alguns dias com sua mãe e trocou algumas divertidas mensagens de texto com Christian - sem mais. 
NÃO recomendo o livro a mulheres de decência ou com todos os parafusos no lugar, quaisquer adolescentes e sobretudo garotos de pouca idade, que correm o risco de se deixar levar pela detalhada narrativa em primeira pessoa e quererem experimentar da mente estúpida e insana da protagonista.
Devo dizer, ainda, que para manter um nível aceitável de linguajar, precisei omitir algumas coisas, que se tornam claramente visíveis na vídeo resenha publicada pelo vlogueiro Felipe Neto em seu canal Não Faz Sentido, disponível neste link.


Às vezes me pergunto se existe algo de errado comigo. Talvez eu gaste tempo demais na companhia de meus heróis românticos literários, e conseqüentemente meus ideais e expectativas são extremamente altos. (LISPECTOR, Anastasia)

Esta resenha está participando do Desafio das Mil Páginas. Status: 844/1000
 

4 comentários:

  1. Quando eu vi esse na livraria, eu fiquei interessada, pois achei a capa bem bonita, mas depois que li sobre ele, percebi que não me agradaria de jeito nenhum. Vi muita gente falando mal, mas também há aqueles que falam bem, pelo o que eu li em blogs e pages do facebook, esse livro é um tantinho indecente kkkkk
    Depois da sua resenha eu irei fugir mais ainda desse livro, pelo visto é o tipo de livro que não deveria ter sido escrito, pois não acrescenta em nada na vida do leitor. Mesmo não sendo fã de livros eróticos, sei bem que há autoras que conseguem escrever um onde a história consiga tem sentido e emocionar o leitor, mas pelo visto não é o caso dessa autora.
    Por fim devo ressaltar novamente que irei fugir desse livro kkkkk

    Beijos :*
    Larissa - Srta.Bookaholic

    ResponderExcluir
  2. Argh, nunca vi graça nesse livro. Acredito que esse livro tenha apenas um tipo de público e são as senhoras casadas (ou não) que querem apimentar sua imaginação e não necessariamente sua vida a dois.

    Tudo Que Motiva

    ResponderExcluir
  3. Mesmo com essa sua resenha crítica e só uma estrela que você deu eu ainda morro de vontade de ler, espero que eu goste afinal amo coisas hots
    xoxo
    http://garotaliterary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu li, e compartilho da mesma opinião. O livro deixou de ter conteúdo, passando a ter só a parte erótica, que acabou por deixar o livro patético.
    Não leria de novo.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir