segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

[RESENHA] Herói - Emerson Dantas e Pimenta

SINOPSE

Em uma quarta-feira qualquer a vida pode se transformar completamente. No que parecia ser um dia comum, a história de Eric muda de forma inexplicável. Sendo apenas mais um em meio a tantos, com sua família normal, os mesmos amigos de sempre, e as inseguranças de qualquer adolescente, Eric sofre um acidente e quando desperta se vê em um lugar completamente estranho. Não há nada ao seu redor que faça sentido. Nada familiar. É quando ele decide se levantar e procurar uma maneira de voltar para casa, encontrando pessoas, perigos, amigos, inimigos, o amor; situações fantásticas que mudarão completamente o seu destino.
Título: Herói; Autor: Emerson Dantas e Pimenta; ISBN: 9788566725148; Ano: 2014; Páginas: 216; Editora: Buriti;

RESENHA

Eric é um garoto comum no ensino médio numa cidade no interior de Minas Gerais, vivendo diariamente com um grupo de fiéis e inseparáveis amigos. Sim, comum. Eric não nasceu com superpoderes. Não tem um histórico familiar agravante ou uma trágica busca por respostas. Eric é, sobretudo, comum, não clichê. Confesso que, quando iniciei a leitura esperava que ele e seus amigos sofressem um acidente, entrassem em contato com material radioativo e se tornassem super-heróis livrando o mundo de vilões perversos.
Bem, eles realmente sofrem um acidente. Entretanto, Eric acorda sozinho em uma espécie de universo paralelo e, diga-se de passagem, bastante medieval. É lá que encontra o reino pouco receptivo de Asterion e é preso por medidas preventivas, acabando por dar escapadelas da prisão por conta de um sentimento crescente pela princesa Elli.
O reino de Asterion é parte integrante de uma aliança de paz entre quatro reinos, renovada a cada ano por meio de um jantar – motivo pelo qual Eric foi mantido em custódia, à desconfiança de que ele fosse um feiticeiro. Se havia alguma sombra de maldade no rapaz, esta se tornou evidente quando, por um revés, foi pego na cena do assassinato de um nobre estrangeiro. Assim, para evitar sua morte, Eric foge com a princesa, levando o julgamento de que a teria sequestrado, e assim se inicia a trama do livro em busca da volta do garoto para sua terra, e da Princesa por sua mãe desaparecida.
Em uma escrita detalhada e paradoxalmente fluida, Herói traz uma narrativa espelhada em pequenas observações cotidianas, não chegando a ser prolixa, mas com uma escolha certa de palavras que faz toda a diferença na hora de imaginar a cena em questão. É um livro curto, rápido e perigosamente extenso. Não sei como demorei tanto para terminar.
A construção do ambiente em torno do livro foi bem construída, observando-se um excelente fundo de pesquisa por trás da escrita de Emerson Pimenta. As descrições do castelo, das vilas e dos caminhos pelos quais as personagens passaram, trabalhadas em uma riqueza absurda de conhecimento. 
As personagens centrais foram reveladas de forma interessante antes, durante e depois do decorrer do livro. Um grupo improvável formado entre uma princesa fugitiva, o namorado extradimensional acusado de assassinato e feitiçaria, o guarda real enviado para resgatá-los, uma criatura de espécie renegada e uma guerreira paga para destruí-los. Todos eles caíram de para-quedas na história.
Androw, o guarda brutamontes, uma figura aparentemente sem sentimentos além da fidelidade ao seu reino se mostra reservado desde o início. Um tipo com um jeito para boas batalhas, sendo ao tempo todo referenciado como touro no livro. Mesmo em situações mais complicadas se veem traços de sentimentalismo (ou melhor dizendo uma prévia disto) e humanidade no guerreiro, que segue lutando com seus ideais ao lado dos amigos.
A Princesa Elli, com uma história conturbada desde o peculiar desaparecimento da mãe encontra no namorado a esperança de tê-la novamente, ligada à ideia de perdê-lo, e desde então vem lidando com isso. Por mais que, em dados momentos a partir do início oficial da trama, fosse ela a tomar as decisões, Elli não se via tão segura quanto parecia, e isso ficou evidente após alguns diálogos “de rotina”.
Tigo mantém uma característica crescente de felicidade incondicional a partir do momento em que é salvo por Eric. Mesmo que perigosa, é uma criatura de pequenas dimensões e aspecto infantil, sendo sua presença durante a narrativa como a de uma criança sábia, fazendo observações coerentes e infantis durante a aventura.
Como uma Kira, Lori deveria seguir seu instinto mercenário e matar Eric. Entretanto, um traço de humanidade surge na acrobata e a deixa apaixonada pelo garoto, de forma que aos poucos vai se tornando uma personagem mais interativa sentimental e ideologicamente, se tornando fortemente ligada ao trabalho em equipe então desenvolvido.
Por fim, Eric. Já disse que ele é um garoto comum de uma cidade do interior? Eric tem um sonho: ser herói. Um garoto sem um preparo físico digno, condições financeiras agradáveis (principalmente naquele mundo), ou qualquer resquício de poder sobrenatural, como poderia ser um herói? É estritamente curioso, como coisas simples, como sua bondade, sua lealdade, e seu amor por Elli foram capazes de transformá-lo em um. No fim, o astuto Eric não precisou sofrer nenhum tipo de mutação. O poder estava dentro de sua bagagem. Um isqueiro. Um revólver? Não. A trajetória do herói fora na verdade o processo de amadurecimento da personagem. 
Arriscado dizer que, em contrapartida, o vilão por trás da trama conspiratória dentro do reino de Asterion se torna muito claro no início do livro – claro, poderia haver um engano –, entretanto a cada menção a esse personagem há uma confirmação de que é o vilão. Ou melhor, um dos. 
Afinal, surge ainda mais um vilão trabalhando em aliança com este primeiro por um mesmo propósito – com ideais diferentes é claro –, gerando uma certa reviravolta. Um antagonista, citado por vezes mas que só surge na história uma vez e acaba por firmar o amadurecimento da personagem central como um herói.
E, por fim, uma promessa de vilão para o próximo livro, desencadeada de eventos no mínimo macabros que ocorrem no fim da trajetória e antes do período narrado no livro. Penso que, na sequência de Herói, teremos uma trama ainda mais eletrizante e bem trabalhada, superando as expectativas da primeira.
Herói é um livro de aventura escrito sob medida. Mesmo suas cenas ocorrem com algum propósito e algum envolvimento na trama original do livro. As cenas de ação do livro têm uma boa duração e não enjoam, sendo escritas a detalhes reflexivos, que acabam por ater o leitor de vez à narrativa. 
Com seus traços de romance, Herói não remete aos clássicos e trágicos – leia-se clichês – romances adolescentes da literatura atual, de forma que o amor entre Eric e Elli segue uma linha tênue e comum, mas que tem grande efeito sobre o amadurecimento de Eric como Herói. 
O livro escrito por Emerson Dantas e Pimenta traz, finalmente, algo novo e genuíno para uma literatura brasileira contemporânea repleta de compra de ideias – para não se dizer plágio –. É um livro fantástico, para ler em casa, na escola, no trabalho ou nas nuvens, e é minha sugestão de livro nacional.

16 comentários:

  1. Eta. Que resenha grandee, o livro deve ser bom mesmo, pq só tem coisa boa sendo dita aí. Já quero leeeer *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é. Como disse, minha recomendação para iniciar 2015 com o pé direito!

      Excluir
  2. Que bom que temos ótimos autores nacionais, não é? Apesar de eu não curtir livros de fantasia, essa história parece ser muito interessante e bem construída. Obrigada pela visita em meu blog. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não faria tanto uso desse plural. Devo dizer que me decepcionei bastante com certos autores nacionais da atualidade, mas esse se superou.
      Obrigado e volte sempre! :)

      Excluir
  3. Resenha grande mesmo hauahaua eu quero esse livro é a segunda vez que leio sobre ele, deve ser muito bom. http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/2014/12/sombra-e-ossos_29.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que isso seja o destino querendo que você leia Herói o quanto antes! Haha.
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  4. Oi, Luiz! Beleza?
    Resenha grande! Quero ler esse livro há bastante tempo! Deve ser muito bom mesmo!


    Abraço,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é, Fernando. O Emerson é um excelente parceiro e o livro tem um ótimo enredo. Não demore, hein!

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Já tive a oportunidade de ler o livro do Emerson e eu simplesmente amei, achei que ele conseguiu trabalhar bem o romance e a aventura no livro, não teve nenhum ponto que eu não gostei e eu fiquei perplexa com isso, porque eu sou bem chatinha kkkk As cenas de ação do livro eu achei que foram ótimas, realmente elas tiveram uma boa duração e eu não vejo a hora de ler a continuação, gente, to com saudades do Eric e de seus amigos já </3

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heeey Lari, tudo bom?

      Também estou ansioso pela continuação, principalmente pela expectativa de um relacionamento entre Eric e Mari - o que, na minha opinião, seria até surpreso -, mas acho que ele vai conseguir fazer um bom trabalho e construir um bom enredo até o segundo livro.

      Beijos :*

      Excluir
    2. Oooh, Luiz, para de dar spoiler, Cara kkkkkk

      Excluir
    3. Não é spoiler quando você já disse pra todo mundo em rede internacional, Mr. Ems.

      Excluir
  6. Olá Luiz,
    Vi que você soltou muitos spoilers em sua resenha! Sorte minha que já li o livro e resenhei (link:http://misssorrisos.blogspot.com.br/2014/11/heroi-emerson-dantas-e-pimenta.html) e de nós dois, porque em breve leremos a continuação!

    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nhaw. Acho que não chegam a ser considerados spoiler pelo fato de não denotarem grande surpresa ou influência considerável no curso da história. E que venha a continuação!

      Abraços!

      Excluir
  7. Bem, você falou pra eu vir comentar, e agora que eu finalmente li a resenha. Primeiramente, você sabe muito bem que eu sou cega, ou fiquei - sei lá -, mas essa cor das letras realmente dificultou muito minha leitura. Acho que preciso usar óculos.qqq
    Não vou falar nada sobre a resenha, porque eu estou com preguiça de avaliar -qqq Mas como eu sou chata, eu vou falar uma coisa: sinto falta de clássicos no seu blog, Luiz Fonseca u_u Quero dizer que todos os livros que você resenha tem histórias impressionantes, mas eu nunca vi algum livro mais profundo. Algo que fale sobre problemas sociais ou distopias. Algo que cruze a fronteira de uma história criativista para um problema real e sério, sobre livre-arbítrio ou Estados totalitários, crises existênciais e coisas assim. Okay? Okay.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooooooooooh Kalinoski. Tá achando o que hein filha? Sou algum velho revendedor de produtos Ivone por acaso? u.u Não viu porque tá biruta mesmo - ou pq só tem um e.e -, mas seria interessante se lesse a resenha de A Metamorfose, de Franz Kafka. É uma boa pedida pra clássico, mesmo não sendo brasileiro, ha. Clica aqui, Kalinoski
      Mas. Problemas sociais, Kalinoski? Olha ali na bio e vê se tá escrito Caco Barcelos, SUHAOIUAISUHAL.
      Ah e, sobre o visual, não e só você. Em ALGUNS computadores as cores do layout bugam e não dá pra ler direito.
      Enfim, vou avaliar suas sugestões com carinho. Obrigado por vir aqui *-* Volte sempre.
      Tchaaaaaaaaaaaaaaaaaau Kalinoski!

      Excluir