sábado, 2 de janeiro de 2016

O mundo é virtual, mas o perigo é real!


Título: O Jogo Infinito (The Eye of Minds); Autor: James Dashner; Páginas: 300 Editora: V&R; Ano: 2013;
O Jogo Infinito é o primeiro volume da trilogia  A Doutrina da Morte, escrita por James Dashner (mesmo autor da série de sucesso Maze Runner) e ambientada num universo futurista em que a realidade virtual já é algo não somente comum, mas parte significante da vida das pessoas, cada vez mais dependentes e participantes desse modo de vida.

Esta realidade virtual, consiste na imersão dos jogadores num ambiente chamado VirtNet, que seria como um mundo programado para que os jogadores entrem e vivam suas experiências nos ilimitados espaços e jogos que essa tecnologia pode oferecer. Contudo, a diversão dentro desse ambiente fica comprometida quando Kane, um jogador misterioso, começa a prender jogadores dentro da VirtNet, fazendo com que vários deles apareçam mortos em seu caixão (nome do aparelho usado para se conectar ao jogo).

O governo começa a tomar providências para deter esse hacker, e para isso sabe que a melhor alternativa é contratar outros hackers. É assim que Michael e seus dois amigos Sara e Bryson são elencados para a função de encontrar e eliminar Kane, por suas exuberantes habilidades de hackear o jogo. Okay, bacana, legal. Mas aí está a primeira coisa que me incomodou de cara nesse livro: os três são adolescentes.


É fato que, na maioria das aventuras infanto-juvenis que nos cativam desde o seu lançamento, os protagonistas e grandes detentores do poder e missão de salvar o mundo (ou coisa assim) têm tão pouca idade quanto o trio do livro, mas ao contrario destes, Michael e seus amigos não possuem nenhuma habilidade congênita ou que qualquer um outro jogador não tenha, seu destino não foi providenciado por uma profecia ou qualquer outra coisa que o diferenciasse dos outros. Sendo assim, por que entre bilhões de seres humanos adeptos do jogo na face da terra, o governo escolheria logo três crianças para assumir uma responsabilidade tão perigosa?

Ainda com esse erro gravíssimo eu confesso que gostei da proposta e da narrativa da história, que é bastante fluida e me permitiu terminar o livro de trezentas páginas em pouquíssimo tempo. James Dashner envolve em seu universo um leque de novos termos e usos da língua convenientes ao jogo, que embora meio confusos no começo do livro vão se esclarecendo ao longo da estória.


É um livro composto por mistério e aventura. Várias pistas são dadas ao longo do livro de modo a entreter e fazer o leitor se sentir cada vez mais perto da conclusão final – embora não esteja, de fato –. Contudo, o autor peca em aproveitar muito mal um universo de infinitas possibilidades que se espera de uma realidade virtual, fazendo com que esta pareça mais um cenário de ficção fantástica.
Nota-se certo apelo em fazer as personagens centrais se parecerem com os trios carimbados da literatura infanto-juvenil, como HarryXRonyXHermione e PercyXAnnabethXGrover, quando na verdade a protagonista é muito vazia e os secundários Sara e Bryson cativam muito mais embora tenham sido mal trabalhados ao longo da aventura.

Sobre a conclusão do livro, é um grande BOOM aos olhos do leitor, porque é algo totalmente inesperado, e diferente da opinião de outras pessoas que leram e resenharam o livro eu acredito que faz bastante sentido e não é nada óbvio. Honestamente, foi uma coisa bastante inteligente e aparentemente planejada desde o começo da narrativa, e fez a leitura valer a pena.

Embora ainda não tenha lido Maze Runner, eu esperava mais de um livro de James Dashner, de acordo com as opiniões de muitos amigos que o têm como escritor favorito, e assim não desmereço o sucesso da outra saga – e tampouco dessa, que considerei razoável e intrigante, com seus muitos pontos a melhorar. 

— Existem coisas piores que a morte, Michael – ela falou, franzindo a testa.



62 comentários:

  1. Eae?!
    Já tinha ouvido falar desse livro mas não tinha parado para ler nenhuma resenha dele, a sua foi a primeira e fiquei me perguntando ao terminar de ler: Você acha que jovens não são capazes de salvar o mundo? Mesmo sem habilidades e super poderes eles podem sim conseguir salvar ;) Fiquei instigado a ler e para ver minha opinião acerca do livro.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Eli, quanto tempo?

      Não que eu ache que jovens não são capazes de mudar o mundo. Em todas essas narrativas às quais estamos habituados são eles que desempenham o papel de salvar o mundo, e na própria política do país vemos a participação ativa da juventude na luta por um país melhor. Contudo, a crítica que fiz na resenha se destinava à incoerência mostrada a partir do momento que o GOVERNO recruta MENORES DE IDADE para uma missão perigosa e de uma responsabilidade tão grande quanto esta, dando-os ainda o dever de violar inúmeras leis hackeando o jogo, uma vez que hackear é crime, superestimando ainda a maturidade do trio.

      Retomando, o problema não está nos jovens salvarem o mundo, mas na incoerência desse chamado.

      Abraços e volte sempre!

      Excluir
  2. Também nunca li Maze Runner, mas assisti aos filmes e até que achei legal, gostaria muito de ler os livros. Mas esse, sendo do mesmo autor, não me chamou tanto a atenção. É como você, são sempre adolescentes, dois meninos e uma menina com nenhum experiência!
    Parece ser uma história diferente, mas não sei se leria, não por enquanto.
    Beijos,
    Gabrielle Garcia - Blog ABCD dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de todos os pontos negativos é uma leitura boa e fluida. Recomendo, em todo caso.

      Beijão!

      Excluir
  3. Ola..
    Não conhecia esse llivro nunca li nada do autor, mas já assisti aos filmes de maze runner e achei genial o livro desse ser melhor em dobro, acho que vou começar por ele primeiro, apesar de sua resenha ter deicjado claro que a leitura deste é mais do que válida..
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Suzi.

      Leia sim. É um bom livro, apesar de tudo, e a leitura é bem rápida e fluida.

      Obrigado por visitar o Café com Letras!

      Excluir
  4. Eae Luiz!

    Li apenas o primeiro livro de Maze Runner e gostei bastante, achei a escrita bastante dinâmica e inteligente, isso que notei nesse livro que li. Tenho muita curiosidade em ler O Jogo Infinito, mas em meio a tantos pontos negativos citados por você confesso que desanimo um pouco, mesmo já tendo lido várias resenhas bem positivas a respeito.

    Abraços!
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu já ouvi falar muito bem desse autor, mas no momento eu estou adiando os livros dele, Maze Runner já esta aqui em casa a um tempo e aina não peguei para ler, talvez esse ano seja a hora de tirar o pó dele e dar essa chance ao autor.
    xoxo

    http://planeta94.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Heey!
    Eu nunca li nada do James Dashner, mas curti a premissa desse.
    Uma pena que não tenha gostado muito...
    Abraços!!
    http://desbravando-o-infinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Já li esse livro e me agradou muito, o autor é legal, mas Maze Runner é beeeem melhor que esse aí. Você devia ler a série, tem até dois filmes lançados.

    ResponderExcluir
  8. Ei, tudo bem?
    A premissa desse livro é bem interessante e chama muita atenção, mas vi tantos comentários negativos, principalmente de amigos próximos que já descartei da minha lista. Uma pena que um enredo tão bom não foi bem desenvolvido.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada do autor e esse livro, apesar de ter aventura e mistério que são coisas que eu curto, não senti segurança pra lê-lo. Não ainda. Gostei dos pontos que destacou e confesso não ter mais saco pra coisas genéricas assim. Quem sabe uma outra obra do autor, não é mesmo? Haha

    ResponderExcluir
  10. NuNa li Maze Runne, mas minha prima que leu sempre me fala muito sobre a história. E para ser sincera tb n sabia desse livro que você fez a resenha 😕.
    Coloca algumas citações. E na minha opinião achei que faltou algumas virgulas, mas pode ser que não ache! Então fica ao seu critério. Beijo! Adorei. 😊

    ResponderExcluir
  11. NuNa li Maze Runne, mas minha prima que leu sempre me fala muito sobre a história. E para ser sincera tb n sabia desse livro que você fez a resenha 😕.
    Coloca algumas citações. E na minha opinião achei que faltou algumas virgulas, mas pode ser que não ache! Então fica ao seu critério. Beijo! Adorei. 😊

    ResponderExcluir
  12. Oie, o título do livro me chamou muita atenção, já que ele já trás uma realidade, o mundo virtual é bem perigoso.
    Tua resenha ficou ótimo e o que curti foi que o final dele é algo inesperado, gosto de livros que não deixam pistas do final dele.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  13. Que pena que o livro não foi isso tudo pra você, que você espera mais dele.
    Mas ele tem uma premissa até bem interessante e que desperta curiosidade.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  14. Oiee
    Olha, apesar de ser perigoso terem escolhido só jovens, sao eles que em geral jogam pra caramba. Podia ter pelo menos um adulto, mas se tivesse apanas gte grande, n sei se gostaria.
    Eu gostei da proposta qe o livro trouxe, mas n senti tanta vontade de ler n.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Que pena que a leitura não foi tão boa, não é algo que leria mas já vi pessoas elogiando, sua resenha está ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu concordo com você, essa parte de escolher crianças em livro com temáticas desse estilo me parece um pouco tosco.

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não decidi se quero ou não ler esse livro....
    Já li resenhas que me deixaram bem empolgadas, outras, como a sua que me fizeram pensar em vários motivos para não ler, então estou na duvida.
    E essa coisa de crianças terem que salvar o mundo é estranha - e embora eu já tenha lido alguns livros assim, sempre preciso me desligar desse detalhe para curtir melhor a história...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  18. A trama me lembrou Insígnia, por ter essa coisa meio futurista, ligada a tecnologia, sabe? Adorei! A sua resenha está muiiito bem feita, você citou pontos importantes e me deixou curiosa para conferir eu mesma a história. Pois é, nunca entenderemos essas coisas (escolher três crianças, wtf?), mas mesmo assim eu adoro livros juvenis.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente gosto dessa ideia de tríade. Provalmente faria algo assim se escrevesse um livro, mas James Dashner falhou ao criar um propósito pro trio desse livro. Ele simplesmente existe por existir e não é desenvolvido ao longo do livro. Isso é intragável!

      Excluir
  19. Oie,

    Nunca li nada do autor e se eu me recordo já li outra resenha desse livro e a pessoa tinha adorado o livro, po r isso me supreendi quando com a sua resenha. O enredo me chama muita atenção, mas escolher três adolescentes/crianças com um tema que poderia ser explorado de mil maneiras diferentes deixa o livro meio que repetitivo, mas nunca sabos o que se passa na cabeça do autor, e Quem sabe não haverá uma explicações mesmo que não explícita nos próximos livros.


    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro de opiniões bem distintas mesmo, mas ao que me recordo bastante gente concorda comigo, embora com um olhar um tanto mais negativo sobre o que falei. Enfim, são casos e casos.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  20. Olha eu ainda não tive chance de fazer a leitura desse livro, mas estou bastante curiosa para conhecer, porque eu comprei assim que lançou. Provavelmente irei ler esse ano junto com outras séries que tenho e gostei tanto da maneira como tu desenvolveu a sua resenha que fiquei até curiosa para saber mais sobre a estória. Tudo que envolve tecnologia eu adoro e acho que provavelmente irei amar. Parabéns, gostei do jeito que tu escreveu =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-delirio.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moça. <3
      Que elogio hein? Leia mesmo. É bem dinâmico e fluido.

      Excluir
  21. Pensei: ainda nem li Maze Runner e já tem outra série pra adicionar hahahaha até que... PÁ, não vou precisar, porque não curti. Não gosto de livros em que os personagens saem do real e entram no mundo virtual =/
    -Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rindo muito do seu comentário, HAHA
      Obrigado pela visita. - XOXO

      Excluir
  22. Ei!
    Poxa, que pena que não gostou tanto. Talvez o trio mágico de HP e o ardiloso de Percy Jackson coubessem mais no mundo fantasioso infanto-juvenil, não nesse livro. Enfim, ainda não Li Maze Runner tb, mas confesso que não tenho muita vontade hahahah
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Não me incomoda que tenha um trio adolescente, mas senti falta de uma justificativa boa pra isso.
      Bjs

      Excluir
  23. Luiz <3
    Sumi, mas tô de volta. Que saudades de comentar no blog dozamigo tudo!
    Ainda não li nada do Dashner, mas tenho interesse em Maze Runner quem sabe não goste né? Mas não sei, isso vai de cada um. Pretendo dar uma chance ainda. Uma pena que esse livro não tenha sido tão bom para você. Mas né, quem sabe não dê uma chance. Estou na dúvida agora. Parabéns pela resenha <3

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler sem medo. Fora esses pontos, garanto que não há nada mais que possa te incomodar no livro.

      Excluir
  24. O mal de livros assim é que na maioria das vezes acabam com aquele jeito que você não gosta. Tipo, Caixa de Pássaros, livro revoltante. Tenho evitado livros de mistério/aventura por isso, são mal encerrados(alguns, nem todos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante da forma como esse se encerrou. Claro, diferente do que eu esperava, mas foi uma conclusão muito inteligente.

      Excluir
  25. Oie Luiz,
    Eu estou muito interessada nesse livro, a premissa é muito interessante e apesar dos pontos que você ressaltou, ainda quero muito ler.
    Que pena que a leitura não atendeu suas expectativas :/
    Muito boa sua resenha ^^
    Beijos
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo! Só ressaltei esses pontos pelo compromisso de ser sincero na resenha, mas o livro em si me agradou muito.

      Excluir
  26. Não li Maze Runner, mas assistir aos filmes e gosto mto.
    Foi mto saber mais da trilogia A Doutrina da Morte, gosto desse universo futurista com realidade virtual, acho que a gente meio que sonha em viver isso de verdade.
    Acho que a escolha possa ser melhor trabalhada ao longo dos demais livros.
    Saber que o final é uma bomba, ja me deixa mais curiosa ainda.
    Otima resenha e acho que a trilogia irá melhorar, na desista dela.
    Beijos

    Blog Livros e Sushi
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  27. Oii! Não conhecia esse livro ainda. Mas sempre vejo comentários positivos a respeito da narrativa do autor e principalmente da série Maze Runner que ainda não li e confesso que não me sinto instigada a ler... Que bom que você gostou, apesar de esperar mais do livro.

    Beijos
    http://albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. olá, que pena que o livro não era o que você esperava. Eu nunca me interessei em ler Maze Runner, então também não senti tanta vontade de conhecer esse livro, seilá mas no momento eu não leria, talvez mais para frente.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem?

    Confesso que a premissa tinha me chamado bastante atenção, até ler que "o governo escolheu adolescentes" que me pareceram - pela sua resenha- bem comuns. Não que eu tenha problemas com protagonistas nessa faixa etária, todavia, fiquei com a sensação de que vou me irritar lendo - risos.

    É uma pena quando o livro não atinge as nossas expectativas, confesso que acompanho Mazer apenas pelos filmes, acabei não lendo os livros (adoro os filmes) mas ainda não conheço a escrita dele (pq adaptando pra filme,não é a mesma coisa heheh). Enfim, quem sabe venha a ler ainda, fiquei meio assim...

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  30. Oii
    Quero muito ler esse livro!
    Estou lendo a saga Maze Runner e estou gostando! Pena sua nota!
    Bjus

    ResponderExcluir
  31. É uma pena quando o livro não nos agrada ou o autor não saiba desenvolvê-la. Apesar desse fato achei interessante esse mundo que o autor criou. Deve ser bem dinâmico e muito instigante a leitura.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá Luiz,

    Eu não conhecia o autor James Dashner, então achei bem interessante a sua resenha sobre a historia, e entende o seu ponto de vista sobre o fato de ter escolhidos adolescentes mas não ter dado a eles nenhum diferencial que desse sentido a escolha, acho que só lendo o livro mesmo para saber se isso também me incomodaria.

    http://www.coisasdemineira.com/

    ResponderExcluir
  33. Oi Joseph,
    Que pena que não tenha gostado da leitura. Eu ainda não tive oportunidade de ler algum livro do James Dashner, mas tenho muita vontade. Este livro chamou minha atenção pela capa mas lendo sua resenha deixarei a leitura dele mais para frente.

    Bjs

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Uma amiga minha achou a mesma coisa que você, a princípio essa série não é minha prioridade, quem sabe mais para frente eu compre e leia. Bjs

    ResponderExcluir
  35. Os livros do autor nunca me chamam muita atenção por não ser um gênero muito presente entre minhas leituras. O Jogo Infinito parece ser interessante, mas não acho que lerei tão cedo. Ótima resenha!
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Oie Luiz
    Não li nada do autor em questão e essas histórias futuristas não me chamam muito atenção. Sua resenha não me fez empolgar pela leitura pois os pontos negativos que levantou achei bem razoáveis para a leitura não fluir, ainda mais quando se trata de um gênero que não é de minha preferência.
    Bjo

    ResponderExcluir
  38. Ola! ^^
    Vou querer conferir a história por se passar em um mundo virtual, gosto de livros assim e tenho certeza que não irei me incomodar em achar os personagens parecidos com os trios da Harry Potter ou Percy, porquê eu só conhece esses trios dos filmes, nunca li os livros, talvez o fato do autor não trabalhar muito os personagens me incomode, mas levamos em conta que esse é o primeiro de uma trilogia, então tenho esperança que no próximo será melhor.

    Abraço e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  39. Olá, tudo bom?

    Você falou tão bem do livro que fiquei surpresa com as duas estrelinhas.
    Acho que pode ser por ter esperado demais do autor e também pelo motivo que os principais não têm algo a mais, pelo que eu entendi.
    O que gostei é que você disse que o livro tem um final inesperado e que faz realmente valer a leitura. Eu gosto de finais inesperados :D
    Não li nenhum livro dele, então, vou ver o que acho dessa leitura.
    Bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Olá, tudo bem?

    Eu amo livros com esse enrendo. Eu nunca tinha ouvido falar sobre ele, mas estou com uma enorme curiosidade. Continue fazendo resenha dos livros da trilogia, gostei muito :D!

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Eu adoro livro com esse tema, mas como é uma série, vou deixar pra depois. A pilha de livros aqui em casa tá imensa, se eu me arriscar a colocar qualquer outro livro, é capaz de nunca terminar. Fiquei um cadinho curiosa, mas vou tentar ler Maze Runner, que eu já tenho primeiro. Aí, se gostar da escrita dele, me arrisco nesse.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  42. Oieee, tudo bem!?
    Eu adoro Maze Runner e não conhecia essa série do autor, mas como você deu só 2 estrelas, fiquei com o pé atrás, acho que vou ter que ler eu mesma para tirar minhas próprias conclusões!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  43. OIE!!!!
    apesar de conhecer o autor, nunca li nada dele. quando assisti o filme de Maze Runner até fiquei um pouco curiosa e comecei a ler, mas a leitura não fluiu. Enfim espero poder dar uma chance para o autor mais para frente. E até achei a premissa de O Mundo é virtual, Mas o perigo é real bem interessante. Gostei muito de sua resenha aliás ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  44. Olá!
    Não conhecia o livro do autor, já li Maze e gostei.
    Esse livro parece ser bom, mas tenho um certo medo, pois a narrativa do James as vezes se arrasta.. Mas a premissa desse novo livro é muito bacana e bem diferente. Então, quem sabe eu não de alguma chance em breve!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Também não li Maze Runner,e então não conheçoa a narrativa do autor,pela sua resenha pude perceber alguns atrativos nela,mas não sei se foi o tema ou a maneira como ele se desenvolve,essa coisa toda de 3 crianças serem escolhidas para algo muito mais grandioso do que elas que o livro não me interessou.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  46. Olá

    Não conhecia esse livro, já li Maze Runner e achei legal, mesmo com suas ressalvas eu gostei da premissa, esse negócio deles serem muito novos, isso eu já vi em outros livros também,dica anotada.

    Bjss

    ResponderExcluir
  47. Uau! Essa resenha foi uma água fria na minha listinha, super concordo com seu ponto de vista. Como assim três adolescentes do nada simplesmente são nomeados a salvar a coisa toda? Sem ao menos ter experiencia ou conhecimento sobre. Ainda não li Maze Runner, mas as expectativas estão altas depois de assistir os filmes.

    Mas precisamos analisar pelo lado de que é isso que tem lotado as livrarias atualmente, não da pra discutir que por mais improprio que soe esses tramas, é disso que a maioria do público gosta.
    Enfim, espero ler logo Maze Runner e talvez quem sabe, eu dê uma chance a esse livro.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  48. Oi Joseph,

    Não li Maze Runner e quero ler, assisti ao filme. Lendo sua resenha me parece que Jogo Infinito deve ser muito interessante, embora meio assustador para mim a coisa de viver ou experimentar o espaço virtual. Reflexão interessante: por que o governo escolheria três crianças no meio de tantos adultos, se em tese as crianças são mais indefesas?
    Confesso que fiquei interessada pelo mistério, aventura e conter pistas para o leitor, isso me atraiu e possivelmente lerei esta trilogia.
    Gostei muito da sua resenha que capta a atenção do seu leitor.

    Bjs
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  49. Oi!
    As vezes alguns autores são tão bem elogiados que esperamos muito e quando vamos ler acabamos não se surpreendendo e ficando chateados. Eu nunca li nada do autor, fi o filme da série principal dele, mas ainda não conheço sua escrita!
    http://overdoselite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  50. Oii, tudo bom?
    Isso de ler livros de autores que fizeram muito sucesso com uma série é complicado né? Não tem como não gerar expectativas, mesmo não tendo lido as outras séries. A premissa do livro não me chamou a atenção. Isso de um trio de adolescentes salvando tudo, do nada, já me cansou sabe? Acho que já está na hora de inovar rs
    Adorei sua resenha que foi precisa e bastante sincera, parabéns!


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  51. Adorei sua resenha!!
    Apesar de nunca ter lido Maze Runner e tal, o autor me chama a atenção porque muita gente fala bem dele.Esse livro parece ser bom, um pouco confuso mas a ideia dele é boa, sim. Fiquei curiosa, bjs!

    ResponderExcluir