sexta-feira, 4 de julho de 2014

V&R Editora lança o livro “Uma Canção para Jack"

A obra dedicada a duas jovens vítimas de câncer traz sentimentos reais
Uma Canção para Jack narra a relação entre Megan e Jack, dois adolescentes que se conhecem no hospital onde estão fazendo um tratamento contra o câncer. "A história tinha que ser verossimilhante, porque eu odeio sentimentalismo, não poderia suportar isso", diz Celia Bryce, autora do livro. “Na verdade, o livro é engraçado e totalmente crível com personagens atraentes que não são mais santas por estarem doentes”.

Na obra, Megan não consegue compreender, a princípio, que está doente. Nem mesmo sente assim, pelo menos antes do início da quimioterapia. Ela é uma menina de 13 anos que foi recentemente diagnosticada com câncer. Na ala infantil, Megan fica furiosa com todas as crianças gritando, as decorações coloridas e os blocos de construção que a cercam. É durante o seu primeiro dia lá, que Megan conhece Jackson Dawes, um garoto que encara a vida com bom humor.





FICHA TÉCNICA:
Título: Uma Canção para Jack
Autor: Celia Bryce
Formato: 14 X 21 cm
Nº de Páginas: 206
Capa: Brochura
ISBN: 978-85-7683-718-3
Preço: R$ 34,90
       
Jack entra na vida de Megan e os dois criam um vínculo que ajuda a menina a ver a sua vida a partir de uma nova perspectiva. Nessa zona nebulosa entre amigos, começa a surgir algo mais. Celia Bryce transmite com precisão o turbilhão de emoções que os personagens experimentam durante um momento turbulento. “Eles podem não ser graciosos, gratos, ou bons. Eles podem brigar, chorar, gritar e lamentar ou serem sarcásticos, rudes e irracionais. Eles têm todo o direito de ser”.
                                                                                 
"Eu realmente nunca quis escrever um romance antes. A história surgiu a partir de uma série de histórias que nadam ao redor e dentro de mim", afirma a autora. Ela diz que começou a escrever a história em 2002, não imaginando, então, que seria um romance.

Celia fez a pesquisa em duas instituições da Inglaterra para o livro. Ela visitou a unidade de câncer adolescente em RVI de Newcastle e conversando com as pessoas na Christie NHS Foundation Trust, em Manchester. O livro é dedicado a duas jovens vítimas de câncer.  Confira o book-trailer clicando aqui.

Sobre a autora


Celia Bryce nasceu em Jarrow, Inglaterra. Mas antes que ela escrevesse as palavras ordenadamente e em linhas retas, queria ser uma enfermeira, e foi. Porém, com o passar do tempo, decidiu pela arte da escrita e colocou sua vontade em prática. Celia também é vocalista e acordeonista de um grupo de folk. Curte visitar escolas e bibliotecas e realizar oficinas de texto para jovens e idosos. 




Minha Opinião


É provavelmente impossível ler o release de "Uma Canção para Jack" sem se lembrar do fenômeno de vendas A Culpa é das Estrelas,  por conta de toda a forma que se enfatiza um casal com câncer que é tão normal quanto qualquer outro adolescente. Devo ressaltar, porém, que fãs do livro de John Green não devem esperar quaisquer tipos de nostalgia, pois, para começar, a obra reflete um romance entre pré-adolescentes: seres humanos em seu estado de transformação,  também conhecido como puberdade, em que todos os hormônios estão à flor da pele. 
Dada essa consideração, não se deve esperar que se tenham protagonistas cheios de atitudes "sábias", filosóficas, e de caráter martirizante. Ao meu ver, os personagens de uma Canção para Jack serão muito mais verossímeis que se pode esperar, tomando atitudes sem pensar, e sem dúvidas de forma mais empolgante.  
Além disso, também espero uma carga maior de romance, inseguranças e estima por parte das personagens, principalmente por estar vivendo a pré-adolescência e aguardando uma identificação maior com as personagens. Nem preciso dizer imensamente curioso para conhecer o livro.

4 comentários:

  1. Awn, adorei!
    Confesso que ainda não estou enjoada de livros com esse tema.
    E se esse livro tem bom humor já tá valendo pra mim! Se tem uma coisa que amo são livros bem humorados, parece que você entra mais na história.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por avisar, Café com Letras!
    Minha amiga está indo na Saraiva hoje à tarde e eu já dei a ela o dinheiro para comprar esse livro pra mim. Estou ansiosíssississima para ler. <3

    ResponderExcluir
  3. Amo esse gênero de livro é puro amor <3
    Pena que não posso comprar por enquanto tem uns 30 livros aqui pra ler haha ♥
    Beijos Lu!
    http://garotaliterary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. fiquei com vontade de ler, espero ter dinheiro logo pra comprar!
    Estou seguindo o blog, lindo aqui
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir