quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

2016 Reading Challenge + 12 meses de Poe

Hey, hey, hey. Já pensou no que vai ler esse ano? Nesse post trarei algumas dicas pra orientar suas leituras desse ano. 

Depois que eu comecei a ler com frequência, eu nunca organizei muito antecipadamente as minhas leituras. Isso atrapalha um pouco, porque meus desejos mudam o tempo inteiro e eu nunca sei a que livro da prioridade. Já publiquei outras maratonas literárias aqui, mas nunca consegui seguí-las, o que é triste. É nessa vibe de #AnoNovoVidaNova que eu trouxe não só um, mas dois desafios literários pra vocês tentarem junto comigo. Quem sabe a gente consegue?


2016 Reading Challenge

Energia positiva!O primeiro desafio não é muito comum . Encontrei ele no blog do Fernando Tabosa (clica!), e achei as sugestões dele bem válidas e diferentes do habitual. É só dar uma olhadinha na lista aqui embaixo a cada mês, e escolher uma das propostas (pode ser qualquer uma, sem repetir nem eliminar nenhuma), e então, leia!


Pra esse mês eu escolhi a book published before you were born,  ou melhor dizendo em bom Português, "um livro publicado antes de você nascer". O livro que lerei nesse mês será "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo, que selecionei por conveniência por ser leitura obrigatória da escola. E não, eu não me orgulho disso. 

12 Meses de Poe

Esse outro desafio é um tanto mais especial. Tão xodózinho que nem devia se chamar desafio. É, na verdade, um projeto literário desenvolvido pela Anna Costa (blog dela aqui ó), com o intuito de incentivar a leitura da obra de Edgar Allan Poe. 



Então, a Anna criou um calendário onde são estabelecidos os contos a serem lidos por mês, composto em sua maioria pelos contos menos conhecidos e mais acessíveis (inclusive, ela disponibilizou um link para download de todas as estórias selecionadas por ela). 

Honestamente, é o desafio que estou mais cativado a cumprir, pois apesar de não conhecer muito de Poe eu já li uma grande quantidade de contos e desenvolvi um apreço pela forma com que ele narra os contos macabros, e aposto que será uma leitura bem interessante. Tem também um filme baseado nos contos dele - se chama "O Corvo" -, que eu analisei aqui no blog nesse link.

Pra participar é só se inscrever aqui para receber um lembrete do desafio todos os meses indicando que conto você deve ler. Use a tag #12mesesdepoe no Instagram, Twitter ou Facebook para divulgar suas leituras e descobrir outras pessoas lendo também. Através da página do projeto você pode acompanhar as novidades e discussões acerca desse desafio. E não se esqueça de visitar o blog da Anna! 

Vou tentar resenhar os contos aqui no blog, embora nunca tenha resenhado contos e não sei se consigo, mas caso isso não ocorra, deixarei meu parecer nas redes sociais (todas ali do lado, já seguiu né?) e nas discussões na página do projeto. 

Abraços e até a próxima!

8 comentários:

  1. OI AMORE

    Eu realmente tinha parado de ler bastante e daí eu tava procurando ~ obsessivamente ~ por maratonas literárias, e eu estou como uma que é meio tipo meta de vida, que é o Rory Gilmore Books Project, mas esse do Poe é tão amorzinho que fez até meus olhinhos brilharem.
    Você que tem que ler O Cortiço aí na escola, deixa eu me orgulhar que meu último livro das aulas de literaturas foi do Poe, Histórias Extraordinárias, e o meu trabalho foi sobre o conto de Metzengerstein - que eu ainda não aprendi a pronunciar - e deixa eu contar: Eu não entendi bolhufas nenhuma do conto e meu trabalho ficou uma droga. Até minha professora explicar ele, daí eu fiquei achando ele genial. PELO AMOR DE DEUS LEIA E FAÇA RESENHA porque eu preciso saber se você vai entender ele - e não adianta procurar no google, eu já fiz isso e em nenhum lugar explica direito o conto.

    Beijinhos
    Mamãe te ama <3

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Gostei muito do post.
    Acredito que vá gostar de "O Cortiço". É leitura obrigatória e vale a pena.
    Pretendo ler Poe esse ano, na universidade.

    Historiar

    ResponderExcluir
  3. Genteeeeeee! Eu vou participar do segundo desafio/projeto. Eu adicionei dois livros Edgar Allan Poe ano passado mas infelizmente, INFELIZMENTE MESMO, eu não consegui ler. Acho que esse desafio chegou em boa hora, será uma excelente oportunidade de conhecer as obras de POE. Vou me inscrever no projeto e baixar a lista de contos do autor no blog da Anna.

    Abraço!
    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie!!!
    Gostei dos projetos, não conhecia nenhum dos dois. Porém gostei muito de ambos. Me propus a realizar dois também ao longo do ano. Espero que goste da leitura do mês ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, como vai? Interessantes as propostas de organização. Para você que gosta de Poe, indico ler "O Corvo", um livro colaborativo da Editora Empíreo, em homenagem ao escritor, reúne textos inspirados na obra dele, ele participa como personagem, inclusive. Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oii!

    Não conheço muito Poe, mas parece ser muito bom os livros e vou com certeza pesquisar mais sobre os livros ^^
    Adorei o jeito da organização que irá levar:)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  7. OI Luiz,
    Adorei os desafios, princinpalmente o de Allan Poe. Sigo a Tatiana Feltrin no Youtube e ela é apaixonada pelo autor, sempre estou ouvindo falar dele lá. Em março, pretendo começar um desafio mensal também no meu blog, pra aproveitar bem minhas férias. Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Nunca li nada do autor, acredito que por não curti muito o gênero,pretendo ler mais pra sair da zona de conforto,gostei muito da iniciativa do projeto


    Bjss

    ResponderExcluir