sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

[DES] Apontamentos Literários

Estava aqui pensando na minha caixinha do nada, tomando um cafézinho de leve pra não perder o costume, e então diversas das minhas mídias sociais passaram a alarmar sobre a adaptação  do livro Cinquenta Tons de Cinza para as telonas. Mas ESPERE, NÃO FECHE O POST AINDA, pois não é sobre essa obra desagradável por assim se dizer que eu pretendo dissertar - sobre ele, veja, já escrevi aqui -. 
O que me ocorreu na verdade, é que eu já fiquei sabendo de inúmeras adaptações cinematográficas de livros que eu li e que foram confirmadas, mas, com o passar dos anos, continuo aqui, esperando essas estreias.n
Não que sejam coisas que eu aguarde ansiosamente, claro, mas são coisas que gostei, e que fiquei na expectativa de assistir o filme. Todos sabemos como a indústria cinematográfica envolve toda uma burocracia e um trabalho a se desenvolver antes da produção de um filme e tal, principalmente sendo um grande mercado movimentador de capital, mas temos, claro, essas promessas que nos foram feitas e estão aí, engolidas pelo vento. Não sei outros, mas meus desapontamentos são:

A primeira dessas promessas é Fallen - caído ou, melhor dizendo, anjo caído -. Li o livro no começo de 2013 de acordo com a indicação de uma amiga. Demorou um pouco, mas acabei por gostar da narrativa da autora e das personagens, que construíram um enredo legal, um romance, e aqueles triângulos amorosos com bases bíblicas. Clichê, mas divertido, e até aí tudo bem. Li a continuação, intitulada Tormenta. Houve uma grande melhora na narrativa do livro. Certas falhas no enredo, mas as personagens novas e a mudança de cenário fez muito bem à leitura do livro. E li o terceiro livro, que se chama Paixão, dando uma verdadeira reviravolta no tempo e espaço, reintroduzindo as personagens nos princípios da história cristã. E então parei, sem ler os outros dois livros (Êxtase e Apaixonados), na espera da adaptação cinematográfica. Não gostei muito do elenco, mas ainda assim fiquei na expectativa. A adaptação foi confirmada e volta e meia eram divulgadas novidades acerca da produção e... o tempo calou.


Outra dessas gracinhas foi a franquia Percy Jackson. Certo, isso é mais recente, do ano passado. Já tivemos adaptações em filme de dois dos livros da série, mas convenhamos que foram um tanto quanto decepcionantes. Não só para nós também, mas para os produtores do filme, que investiram pouco e lucraram pouco, como comentei nesse post aqui, e por isso resolveram cancelar a produção dos filmes. Entretanto, logo veio uma outra notícia super animadora, de que os livros seriam convertidos em uma série de televisão, em que cada livro corresponderia a uma temporada de dez episódios, com um elenco novo e mais fiel às descrições do livro. Okay, ótimo, mas foi só isso e nada mais foi divulgado... o tempo calou.


E por último, e não menos importante, tem Chuck. Não é um livro, mas merece respeito por ser minha série de televisão favorita. Mesmo eu tendo conhecido a série depois do seu fim, assisti cada episódio das cinco temporadas com um gostinho de quero mais, com a mesma sensação de um fã que acompanhou, e acho que nunca terá nada comparado a essa série. Bem, eu nunca assisti os três últimos episódios da série, pois introduzem um final um tanto quanto melancólico demais. Eu sei como a série termina, gosto de spoilers, mas não quero afundar em uma depressão profunda em um término cheio de pontas soltas. Enfim, após o término da série, os produtores não fizeram uma promessa, de fato, mas comentaram sobre produzir um filme de longa-metragem que seria uma continuação da série, pra matar saudades, mas o tempo calou, e cá estou eu esperando amargamente o filme, como milhões de outros fãs que levam a série e o significado dela em suas vidas muito a sério.

J. K. Rowling, minha querida e amada escritora de Harry Potter é um ser que, acredito eu, mereça um prêmio de boa vontade, sendo que tempos depois da conclusão de sua série, ela mais tem feito do que prometido para agradar os fãs, e vem sempre cumprindo o que promete, como por exemplo a adaptação de Animais Mágicos e Onde Habitam, que será lançada logo logo, além é claro dos textos e contos que ela vem publicando sobre o destino das personagens e de responder dúvidas dos leitores sempre que pode no Twitter.

Talvez seja querer demais. Talvez minhas fontes e pesquisas sejam desatualizadas e alguém talvez esteja fazendo algo debaixo do pano, pra depois explodir como uma surpresa para todos os leitores e espectadores que aguardam ansiosamente esses e outros lançamentos. É um pouco mesquinho da minha parte, mas não concordo como esse tipo de coisa é anunciado e depois de muito tempo cai no esquecimento. Por exemplo, A Culpa é das Estrelas um livro muito bom, por sinal, e eu inclusive já o resenhei aqui, mas dada a repercussão mundial que o livro teve pelas estantes e prateleiras, sua adaptação foi produzida quase tão rápido como um estalar de dedo. Isso sem falar que o autor, John Green, ficará alguns anos sem escrever novos livros pois TODAS as suas obras serão adaptadas, e é um pouco triste como algumas coisas recebem mais prioridade que outras, francamente. 

Desabafei.

28 comentários:

  1. Como eu estava te falando no face, precisa terminar de ler Fallen, porque Êxtase é realmente mais surpreendente. Mas, realmente, parabéns pelo post. Dando minha opinião: a industria cinematográfica dos E.U.A está definhando. Sua arte, morrendo. Como uma citação do grande Godard que vi esses tempos: " Tenho pena do cinema francês, porque não tem dinheiro. Tenho pena do cinema estadunidense, porque não tem ideias. " E, infelizmente, é isso mesmo que está acontecendo. Talvez as pessoas começaram a perceber isso. Pois, todos os livros que você citou, são ótimos. Inlcusive Chuck, que você me obrigou a assistir alguns episódios. Mas o problema é esse: os filmes foram horríveis. Eles não pegaram o essencial, não conseguiram fazer [i] cinema. [/i]
    Dando mais um exemplo, Jogos Vorazes. Sei que é um filme que ainda está na última etapa do último filme - acho, não sei. Mas o filme com certeza não é cinema. Não conseguiu Adaptar o livro. Simplesmente, assistindo o filme, não percebemos que é uma distopia, nem a profunda critica social que o livro faz. Novamente, o cinema americano está em decadencia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiz,
    Aleluia achei mais um que não gostou de Fallen!
    É raro de mim de dizer que odiou um livro por completo - sigo o principio de que todos tem algo a oferecer. Mas se Fallen tem, não achei. Simplesmente a pior leitura da minha vida, lenta, narração insuportável da personagem principal mais "enjoada" que já vi e uma trama, que ao início soa arrebatadora, para no final ser aquele fim murcho, como um bolo com os ingredientes certos que ficou mais que o tempo (MUITO MAIS) no forno.

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog

    ResponderExcluir
  3. Que desabafo, hein?
    Mas gostei muito do que você escreveu. Nunca li Fallen e nem tinha ficado interessada até agora, quando vi você falar que há referências bíblicas.
    Já Percy Jackson eu nem cheguei a ver o segundo filme, porém li toda aquela primeira série PJO. É uma pena que os filmes tenham ficados tão decepcionantes, mesmo com um elenco que até que me cativa.
    Olha, dá orgulho da J. K. Rowling, né? Com tantos fãs, não poderia ser mesmo diferente. As pessoas a matariam se ela não continuasse a escrever.~
    Outra série de filmes que não foi concluída e que você não citou é As Crônicas de Nárnia. Agora acho que nem dá mais para fazer mais filmes, já que os atores cresceram e ficaria estranho, pois os personagens são crianças.
    A questão com o John Green é que filmes dão mais lucro, logo, ele acaba apostando nisso.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Olha, eu divido dos mesmos desapontamentos que você. Principalmente com Percy Jackson!
    Aliás, todos os fãs ficaram putíssimos com as adaptações do Percy. Eu gosto muito do elenco, mas ele não combinou com a história. Poderia talvez ter combinado mais, se o roteiro fosse fiel ao livro. Os filmes são legais de assistir, se você esquecer que existe um livro muito melhor.
    Fallen eu nunca li, tentei uma vez ler por PDF pq tava querendo muito, mas não consegui. Ler online não é pra mim. Dói muito a cabeça e os olhos :(
    Já sobre o John Green, eu fico feliz sabe? Eu gosto dos livros dele e ficou muito boa a adaptação de A Culpa é das Estrelas, e eu espero que aconteça o mesmo com os outros livros.
    Tomara que nossos outros livros preferidos ganhem boas adaptações! É triste ver que saiu totalmente fora do enredo, ou que nem saiu :(

    Beijos, Amanda!
    www.expressodenarnia.com

    ResponderExcluir
  5. Olá
    É um post bem interssante e como vc citou, realmente foi um pouco decepcionante a adaptação de Percy Jackson kk, eu assisti ao filme antes mas mesmo assim, o livro é muito melhor, como sempre.
    Fallen foi uma série que não gostei nada, li até o segundo ou terceiro livro e só tive decepções sobre a leitura, mas beleza haha

    Seguindo o blog, muito legal aqui

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-star-wars-o-herdeiro-do-imperio.html?m=1

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    É realmente decepcionante quando o livro vira filme e deixa a desejar, e mais ainda quando um filme é prometido e depois ninguém mais fala nada a respeito. Acho isso falta de consideração com os fãs que esperam tanto por uma coisa que não vem ou que demora muito para acontecer.
    Falando de um outro livro que foi adaptado para filme e simplesmente saiu uma porcaria, esse livro é Horror em Amytiville. Eu adoro esse filme e já vi várias vezes. Mas depois que li o livro fiquei decepcionada porque o livro não tem muito a ver com o filme. Algumas coisas que acontecem no livro nem estão no filme e eu acho isso muito chato. Normal isso acontecer com as adaptações, né :/
    Fallen eu nunca li mas estou dividida porque da mesma forma que ele é muito bem comentado, já vi pessoas dizendo que o livro é muito ruim. O mesmo vale para a série Os Imortais.
    Beijinhos.
    http://ressacamusiliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. poucos foram os filmes que achei ficaram a altura de seus livros. Isso é uma pena, pois eu até gosto de poder dar mais vida aos personagens que conheci, mas desde que fiquem dentro do contexto. A série Diários de um vampiro por exemplo, que ganhou série televisiva, eu não gostei dos livros, mais por conta da Elena, que achei um veneno, mas a série de tv também não me conquistou, ainda mais por mudarem tanto os personagens.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Da Jk também tem a adaptação de morte SÚbita...
    Não acho que o John Green vá parar de escrever, gerealmente quando coisas assim acontecem a tendencia é que o autor lance mais livros ainda

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  9. Bem, eu fiz uma cadeira de Cinema no semestre passado e aprendi que, embora muita gente odeie livros que viraram obras cinematográficas, as duas artes (a literatura e o cinema) são coisas bastante distintas. Muita gente acha que, só porque o livro virou filme, é dever do filme ser totalmente fiel, esquecendo-se que o meio é outro e ele tem de se adaptar aos seus limites (como, por exemplo, o tempo). Pessoalmente, eu gosto muito dessa transição da literatura para o cinema, acho que todo fã apenas sai ganhando nisso. Pense em quantos fãs ficavam imaginando Harry, Rony e Hermione antes dos filmes e, hoje, não há ninguém que possa sê-los além do Daniel, do Rupert e da Emma! Acho que nenhum filme baseado num livro é ruim, acho que apenas ocorre o mal aproveitamento de uma história. Ótimo post, adorei! :D

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente com você, é realmente decepcionante esperar por uma adaptação e ela simplesmente cair no esquecimento. Dos casos que você citou, só acompanhei Fallen. A história não é tão maravilhosa pra mim mas adorei quando soube que teria filme. Acredito que ainda irá sair, porque as filmagens foram concluídas e tudo mais. Só que realmente, deixaram cair no esquecimento e não nos dão notícias faz muito tempo! A última que vi foi em meados do ano passado, com o produtor dizendo que o trailer ainda demoraria algumas semanas pra sair... Só que já passaram 6 meses e nenhuma nova informação foi divulgada, pelo menos não que eu saiba...

    Outros livros que eu amo tiveram seus direitos comprados, com várias promessas de filmes incríveis, deixando os fãs loucos de ansiedade. Mas depois, o que aconteceu? NADA! Abandonaram o projeto... Muito triste isso :(

    Enfim, adorei seu post! Seguindo seu blog :)
    Beijosss
    http://bookspoison.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ei Luiz!
    Gente, Percy Jackson é meu amor literário, mas tambem fiquei super decepcionado com as adaptações. Quando anunciaram Mar de Monstros confesso que uma gama de esperança nasceu, mas ai veio aquele final e eu sofri. Uma pena, levando-se em consideração que os livros são excelentes.
    Fallen tive uma experiencia traumatica com o ultimo livro e não estou apostando muito no filme que dizem sair esse ano. Acho meio precipitado a produtora já anunciar o segundo filme sendo que o primeiro nem chegou aos cinemas ainda :( Tenho ate medo levando em consideração outros modelos feito Instrumentos Mortais.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  12. Agradeço por não ter falado de 50 tons, tem tanto disso nas minhas redes sociais que sinto como se estivesse sofrendo de overdose de coisa ruim. hahaha

    As adaptações de Percy Jackson foram uma grande decepção, eu ainda não consegui me acostumar com todas a modificações e sempre que tento assistir eu já começo com cara feia.

    Os demais que tu falou eu ainda não li/assisti, mas confesso que acabei me interessando agora em assistir Chuck :D

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Estou esperando Fallen a tanto tempo que daqui a pouco to com filhos e netos e ainda não saiu o filme...

    Nunca assisti Chuck, não gostei muito da série.
    Quanto a Percy Jackson, gostaria que as adaptações fossem melhores, mas assisto porque... É a única coisa que tem, ne.

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do seu jeito espontâneo de escrever. Fico com muita raiva quando prometem lançar filme dos meus livros favoritos e não lançam ou que as adaptações saem uma porcaria com atores que não tem nada a ver com os personagens, quando cortam partes significativas da história ou acrescenta outras que não tem nada a ver, revolta.
    Um beijo, seguindo o blog.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Sabe, também acho triste como algumas obras são "privilegiadas".
    Algumas séries que já li e ouvi falar sobre adaptação, também não saíram do papel...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. vixe, ashausha, mas que eu saiba a adaptação de Fallen ainda vai sair sim, então não fique trsite :p
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Luiz, gostei bastante do post, tenho uma baita curiosidade em relação a série Fallen, as opiniões são realmente divididas, metade ama, metade odeia, quero ler para poder tirar minhas conclusões, Percy Jackson, é de longe, minha saga preferida, foi muito decepcionante ver os filmes tão desastrosos nas telonas, espero que realmente vire série, Chuck eu nunca assisti, só ouço falar, mas não tenho interesse em assistir.
    Abraços.
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Eu fico um pouco frustada com isso. Alguns autores tem esse privilégio de terem todos os seus livros adaptados, ou pelo menos, uma boa parte deles, enquanto outras histórias realmente boas não dão em nada e ficamos esperando por anos sobre notícias e nada acontece... Mas fazer o quê né? Vamos pelo menos aproveitar os livros, enquanto as adaptações não chegam...

    beijos
    colecionando livros

    ResponderExcluir
  20. Aii, a JK é show, e quando ela promete, cumpre, rs.
    Fallen já ta parecendo palhaçada mesmo. Já deve ter mais de um ano que vi anunciando o elenco, e nada do filme!
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oiee.

    Olha eu li apenas Fallen e nem terminei, pois depois de certo tempo não deu para terminar, pois deixei de gostar.
    É bem complicado ficar esperando muito tempo mesmo hahahah

    Beijos Fê
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  22. Olá... tudo bem??

    Ao contrário de você eu gostei da trilogia 50 tons e estou super ansiosa para assistir o filme... Li os quatros livros da série Fallen e gostei muito, porém já desisti de esperar por esse filme, acho que ele não vai sair... porque venho acompanhando e a Disney está lançando um monte de filme e Fallen nada... então nem me meto mais em querer saber... se viver para mim será lucro. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Adorei o post Luiz
    Realmente existem muitos livros que leio e fico imaginando o quanto poderiam virar filmes. Com um enredo tão cheio de inspiração, se virassem realmente filmes, com um bm diretor, daria um resultado maravilhoso.
    Fora que existem varios filmes hoje em dia que tem pessimo investimento e sao filmes super descartados.
    Ainda nao li Fallen, mas tenho bastante vontade!
    Parabens pelo post e principalmente pelo blog
    Beijao
    Gio - Clube das
    www.clubedas.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá Luiz,
    Independente dos livros que vc postou que poderiam ter suas adaptações cinematográficas, acho que quando isso acontece sempre gera uma ansiedade. No meu caso é mais para saber da fidelidade da adaptação sobre a obra e na grande maioria dos casos acaba sendo uma decepção. Percy Jackson foi um deles. Maze Runner, apesar de terem mexido ficou um filme bem legal (ainda prefiro o livro, sempre o livro). Quanto ao Chuck, eu gostava muito de assistir à serie, e se fizessem um filme eu com certeza iria ao cinema.
    um abraço,

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bom?
    Sempre rola algo desse tipo quando se fala das adaptações literárias. Acredito que o maior exemplo seja Percy Jackson. Eu não li a série literária, mas concordo que os dois filmes lançados são fracos e sem investimento. Outra adaptação que parece fadada ao fracasso é Fallen, mas precisamos aguardar.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Fallen não tem tanta relevância para mim, é uma adaptação que nem pretendo ver.
    Percy está entre as piores adaptações de todas, os livros são ótimos mas os filmes são uma merda!

    As vezes esperamos demais de uma adaptação e acabamos nos decepcionado, por isso agora nem crio expectativas, assisto tranquilo e depois penso se foi realmente boa ou não.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  27. Sinceramente, acho que o John Green deveria escrever mais e fazer menos filmes. Nunca vi a adaptação de Percy, mas todo mundo fala extremamente mal, nem tenho vontade huahuahua As de HP não são das melhores... a do terceiro livro, por exemplo é digna de pegar e jogar fora. Onde j;a se viu andarem sem uniforme na escola, mas okaaay =P. Adorei o post.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olá

    Adorei o post,Fallen eu nunca li,Percy Jackson também tô esperado sair a série,tem outros livros que queria adaptação também.

    Bjss

    ResponderExcluir