terça-feira, 6 de janeiro de 2015

[TAG] #EuBlogueiro

Saudações, caros leitores! Como anda a ingestão de cafeína de vocês? Haha. Estou tomando mais que o normal visando recuperar o tempo perdido, já que fiquei um bom tempo sem atualizar o blog. Minhas aulas voltaram e agora as coisas tornarão a ser um pouco mais difíceis, mas tenho o objetivo de manter o blog atualizado com um mínimo de 3 posts na semana em dias alternados. E, pra não me esquecer de como é bom ter um blog, venho aqui dar uma preenchidinha básica na TAG #EuBlogueiro, que o Fernando Tabosa do blog Falando em Livros me indicou. Vamos lá!


1) QUANDO E POR QUE DECIDIU SER BLOGUEIRO(A)?

Eu já brinquei de blogueiro antes. Tinha um fansite de Harry Potter com um layout horrível, mas ele servia mais como um cantinho só pra mim, pra eu poder arquivar todo o meu conhecimento e informações úteis sobre a saga. Não durou mais que a sexta série. Então no verão do ano passado eu estava "sofrendo" com a distância entre mim e os meus poucos amigos que liam, então eu precisei de um espaço um pouco mais abrangente e de maior alcance pra poder compartilhar e trocar opiniões acerca das minhas vivências - que são, basicamente, literárias -. 

2) DE ONDE VEIO A INSPIRAÇÃO DO NOME DO SEU BLOG?

É uma história legal, eu acho. Eu desde pequeno sempre observava minha mãe ler na cama, sempre com uma caneca na mão. Nunca me perguntei porque ela lia assim, mas sempre me deitava ao lado dela com alguma historinha de conto de fadas e tomava Café com Leite. Anos depois, na escola, eu e a minha inseparável parceira de leitura Lorena assistíamos a uma aula de História em que a professora fez um breve comentário sobre a República do Café com Leite. Começamos a criar fantasias loucas acerca de uma República do Café com Livros. E até colocamos algumas ideias no papel e tinha cada coisa... Então certo dia estávamos digitando o manuscrito do nosso livro na Cantina e uma professora de redação leu o papel em que nossos ideais de república estavam anotados. Outro dia, foi conversar com a gente e acabou errando o nome, dizendo República do Café com Letras. Não chegamos a adotar esse nome, só pensei nele mais tarde quando pensei em criar o blog, e assim o achei super original, até que encontrei-o em um site de uma cafeteria e em um blog sem postagens, vendo que outras pessoas já haviam pensado nisso (é, provavelmente eram coreanos).

3) QUANTO TEMPO DE VIDA TEM SEU BLOG?

O certo seria dizer que vai completar 1 ano no dia 30/01/2014, mas não sinto como se fosse um ano. 2014 foi um ano muito turbulento para mim. Cheio de imprevistos e outras coisas que somadas a uma ressaca literária terrível não me deixaram manter uma frequência de postagem. Em 2015 quero algo novo. E prometo me dedicar muito à essa rotina.

4) QUAL O CONTEÚDO PRINCIPAL DO SEU BLOG? 

Letras. Vemos letras em todos os lugares. Tudo o que há de interessante é composto por letras. Um livro. Um filme. Uma série de TV. Um Abajur. Uma privada. Uma xícara de café. Viver numa sociedade alfabetizada (exceda exceções) inclui isso. Portanto, por mais que eu fale de livros aqui, sempre busco trazer o que é interessante, sempre trago letras - e café!

5) QUAIS SÃO OS HORÁRIOS QUE VOCÊ CRIA POSTAGENS?

Não tem um horário certo. Nem mesmo em um único dia de postagem. Eu sofro de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade¹ e por isso me distraio muito facilmente, começando geralmente à tarde e terminando à noite (ou no outro dia).

6) TEM ALGUM LUGAR ESPECIAL ONDE CRIA AS POSTAGENS?

Eu nunca fico muito tempo dentro do meu quarto, não tenho muito esse costume, exceto quando eu preciso cantar, mas na maioria das vezes escrevo na cozinha. E aconchegante, tem o espaço que eu preciso e acabo não tendo que me esforçar muito pra assaltar as geladeiras. 


7) O QUE VOCÊ ACHA QUE DEVE MELHORAR COMO BLOGUEIRO(A)?

Muita coisa. Certamente. Muita coisa. Organização e rotina está no topo da lista. Eu tenho a vontade de esquematizar minhas publicações mas não consigo por isso em prática. Além disso, eu ainda não consegui escolher um padrão de resenha. Em 3ª pessoa (correto e recomendado) ou 1ª pessoa (mais livre). Não sei se perceberam mas eu venho fazendo em 3ª pessoa e colocando comentários pessoais destacados em itálico, acho que está ficando bom. 

8) PREFERE RESPONDER AOS SEUS LEITORES NO PRÓPRIO BLOG OU RESPONDE AO VISITAR OUTRAS BLOGUEIRAS E BLOGUEIROS?

Eu sempre respondo a todos com muita prontidão. Acho que não há um único comentário feito no blog em que não houve resposta. Quanto aos outros blogueiros eu acho sempre válido honrar sua visita ao navegar também por seus blogs, e acabo encontrando muita coisa legal nessas viagens.

9) NA SUA OPINIÃO, O QUE HÁ DE MAIS LEGAL EM SER BLOGUEIRO(A)?

Sempre que falo pra alguém que eu tenho um blog literário, as pessoas tendem a reagir muito bem a isso, e sempre retornam com muito orgulho e satisfação ao fazer comentários sobre as minhas leituras etc. E, bem, eu gosto de ser paparicado. Outra coisa ainda mais importante é saber que as pessoas acham legal o que eu escrevo - e que elas vêem o que eu escrevo -, e se importam com isso.

10) VOCÊ RETRIBUI A TODAS AS VISITAS QUE RECEBE NO BLOG? 

Eu me esforço ao máximo pra retribuir a visita de um outro blogueiro. Como já dito, eu tenho TDAH e às vezes deixo pra outrora e acabo por me distrair e esqueço completamente.

11) O QUE NÃO GOSTA NO MUNDO DOS BLOG'S?

No que diz respeito aos blogs literários, me decepciono bastante ao ver o despreparo das pessoas na prática do blogging. Acredito que se alguém gosta de fazer alguma coisa, tem que fazer direito. E ter um blog oferece muito retorno. Digo isso pela possibilidade de parceria com lojas, editoras, autores, etc. E já me deparei com muitas pessoas que criam um blog apenas por isso. Postam um resumo de três linhas e chamam de resenha. Isso me incomoda um tanto.

12) CITE TRÊS BLOGUEIROS(AS) QUE ADMIRA E GOSTARIA DE CONHECER PESSOALMENTE

- Pam Gonçalves
- Bárbara Sá
- Denise Valente




13) O QUE SEUS PAIS, SEUS FAMILIARES, SEUS AMIGOS ACHAM DE VOCÊ SER BLOGUEIRO(A)? ELES LEEM O SEU BLOG?

Minha família toda me apoia, têm orgulho disso. Entretanto, poucos amigos leem meu blog. Alguns leem sempre que podem - Ani e Anne, amo vocês -.  Alguns eu obrigo a ler por tortura - certo, Kalinoski? Alguns outros amigos visitam o blog vez ou outra mas não se manifestam muito a respeito. 

14) QUAL A MAIOR INSPIRAÇÃO PARA ESCREVER POSTAGENS?

Retorno. Adoro quando algo que eu publico atinge um bom público, se é que me entendem, haha. E sempre que isso acontece me sinto mais envolvido e com mais vontade de voltar o mais rápido possível com algo novo e melhor. Um bom ou péssimo livro também ajudam bastante a me concentrar em fazer uma resenha. Gosto de propagar minhas ideias rapidamente. 

15) QUANDO ESTÁ ESCREVENDO UM POST, COSTUMA COMER OU BEBER ALGUMA COISA? O QUÊ?

Quando eu estou usando o computador praticamente me esqueço da vida. Me esqueço que tenho necessidades fisiológicas e alimentícias. Não sinto fome nem vontade de ir ao banheiro. Simplesmente me controlo irracionalmente. Minha mãe vez ou outra aparece e me força a ir beber água ou comer, mas na maioria das vezes não faço isso por conta própria. Entretanto, costumo cantar muito enquanto faço qualquer coisa. Ultimamente Video Games da Lana Del Rey tem me servido bastante de fundo pra escrever postagens.

16) QUAL ASSUNTO VOCÊ NÃO PUBLICARIA JAMAIS?

Esportes. Não tenho o menor apreço por esportes. Amo nadar, e modéstia à parte sou um excelente enxadrista, mas não é um assunto que me agrade, que eu goste ou precise conversar. 

17) FAZ POSTS PELO CELULAR?

Não. Ficariam demasiadamente ruins se eu fizesse. Mas preciso dele para atualizar o Instagram do blog e monitorar as mídias sociais.

18) TEM CANAL NO YOUTUBE?

Não. Embora esse seja um dos meus futuros projetos de continuação do blog. Acho muito válida a ideia de ter um canal do blog.

19) QUANTOS BLOG'S VOCÊ TEM?

Apenas este.

20) QUE CONSELHO DARIA A TODOS OS BLOGUEIROS(AS)?

Procurem sempre melhorar, e saber o que estão fazendo. O mundo virtual é muito amplo, e conseguir visibilidade nele exige esforço e dedicação.



E esse é o meu eu blogueiro. As respostas ficaram um pouco maiores do que deveriam ser. É que eu me empolguei, semana que vem tem mais tag. Até a próxima! =)

13 comentários:

  1. Olá, vi seu blog e gostei dele de cara. Você escreve bem e é esses tipos de blogs que tenho que acompanhar! Adorei suas respostas e já tenho planos para responder essa tag no meu blog também =D
    Sucesso
    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey cara, obrigado por seu comentário. Realmente é muito motivador escutar (ler?) essas coisas. Vou dar uma passada no seu, e aproveitar pra conferir suas respostas.
      Abraços!

      Excluir
  2. Adorei seu blog, e a maioria de suas respostas eu me identifiquei. Acho que logos menos farei essa tag em meu blog.
    Beijos
    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça mesmo, e depois me mande! É uma tag muito divertida de publicar.

      Excluir
  3. Olá,
    Eu quase que não tenho palavras rs
    Adorei o jeito como você escreve, é tão sincero e dedicado que não tem como não gostar. Me identifiquei muito com as suas respostas, elas me fizeram rir hahaha.
    Fiquei com vontade de responder essa Tag no meu blog...
    Beijo.
    Choque Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa!
      Fico muito feliz que tenha gostado, é muito importante pra mim saber disso, e mais ainda saber que eu consigo ser engraçado quando não quero, haha.
      Abraços!

      Excluir
  4. Oi Luiz,
    Legal essa tag! Muito interessante a forma de como surgiu o nome do blog e concordo muito sobre a questão do problema na blogsfera de "só querer receber". E quanto ao "E, bem, eu gosto de ser paparicado." Hahaha, adoro!

    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé Manu, isso é uma coisa que certamente me deixa muito intrigado e indignado.

      Excluir
  5. Oi, Luiz! Beleza???

    Fiz essa tag também! Bem divertida né?! Gostei das suas respostas! Haha.

    Abraço,
    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey Fer,
      Obrigado pela visita e por me indicar a TAG. Suas respostas também foram muito legais.

      Até mais!

      Excluir
  6. E ae Luiz? Vou salvar essa TAG para responder lá no blog :3
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Luiz, eu já conheci essa tag, mas nunca tive vontade de responde-la, ha algum tempo, respondi uma tag chamada "Conhecendo o Blogueiro" que tem quase as mesmas perguntas e mesma finalidade. Gostei da suas respostas.
    Abraços.
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, fiz essa tag em meu blog, e coloquei o link do seu. Ficarei feliz se der uma olhadinha...
    http://myself-here1.blogspot.com.br/2015/01/tag-eublogueiroa.html
    Bjs

    ResponderExcluir