segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

[LI ATÉ A PAGINA 100 E...] O Lado Mais Sombrio

Heeey pessoas. Já tem um tempo que eu tenho que fazer essa coluna (acho que já cheguei a fazer uma vez, mas enfim. É um relatório parcial de leitura do livro sem muitos detalhes da resenha, e só conta até a página 100 (embora a essa altura passei da 200). Aqui falo de um jeito mais informal – ou pelo menos tento –, como se estivesse relatando o livro pra alguém específico.Tem no máximo 500 palavras e o livro da vez é  O Mundo Sombrio – Editora Novo Conceito.

SINOPSE

Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas.

Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. 
Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real – o superprotetor Jeb –, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas.
Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...


E ENTÃO...



Bem, se ainda não soube, a protagonista Alyssa Gardner é tataraneta de Alice Liddell, a Alice que foi ao país das maravilhas que, por sua vez, em sua viagem a esse mundo ficcional acabou por deixar muita bagunça. Isto é, levou caos ao país das maravilhas, quebrando suas rotinas e provocando mudanças, o que acabou gerando o amaldiçoamento de toda a sua linhagem sucessora feminina. Bem, a maioria das descendentes de Alice tentou fugir da tarefa, até Alice aproveitar seu dom de escutar a natureza para por um fim à maldição.
Eu nunca tinha lido um livro desse tipo e, agora que tenho a oportunidade não estou me arrependendo. A escrita é agradável, fácil de se acostumar e não existe aquele bloqueio que geralmente existe no começo dos livros que te impede de continuar muito rapidamente. A ideia da escritora foi bastante original e sua pesquisa foi minuciosa pra adaptar o fantasioso país das Maravilhas em uma história totalmente original e com um enredo perfeitamente linear e bem estruturado.
As personagens são bem legais e, também foram alvo da criatividade eminente de sua criação. Embora, venhamos e convenhamos, o Jeb seja não só uma, mas duas vezes lesado, é um daqueles que contribui pra fluência da história. Morfeu também é bastante intrigante e garante mistério ao enredo e, Alyssa. Ah, Alyssa. OH MENINA SAFADA. ISUAHSIAUHSIAUHSAIUH. Então guria, se você estiver lendo isso aqui. Sei que tu tá na flor da idade e tal, mas não dá pra ficar caindo por todo abdômen que tu ver livre por aí não né?
Bem, é isso. O livro é TOP. Comprem, recomendo. Bastante original e ao mesmo tempo fiel àquela loucura supercrazy do País das Maravilhas de Lewis Carroll que a gente tanto curtiu na infância. Bjos pros fãs. Não acho que tenha chances de minha opinião mudar muito até o fim do livro, mas é um concorrente forte às cinco estrelas. Até logo!


3 comentários:

  1. Oi Lu, tudo bom?
    Faz algum tempinho que li esse livro e também amei <3
    Ainda não li a continuação, mas tenho vontade de fazê-lo.
    A história é super interessante e apesar de alguns caapítulos mais lentos, achei a escrita muito boa! ;)

    Grande beijo ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz, desdo lançamento desse livro que fiquei querendo lê-lo, a capa é linda e a premissa me deixa bastante curioso e instigado!
    Abraços!
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Luiz, esse livro está me chamando atenção desde que lançou e está com toda certeza na minha infinita lista de leitura.
    Pelo que li sei que irei amar.
    beijos
    http://garotaliterary.com

    ResponderExcluir