sábado, 22 de março de 2014

O livro que li do começo ao meio.

Você está aí morrendo de tédio porque sua série favorita está em Hiatus ou de férias? Pois saiba que sua mágoa tem fim. Tudo o que é preciso fazer para isso é se tornar presidente dos Estados Unidos. Não prefeito, nem governador, nem desembargador, mas PRESIDENTE

Bem, se você ainda não sabe - vai ver estava dando uma voltinha na lua -, estava lá o então vencedor da Guerra dos Tronos da vida real, num jantar para o presidente da França deu um jeito de falar com o CEO da HBO. Foi então que, perguntou Obama: "Onde estão meus episódios de Game Of Thrones?" ou algo parecido - note que não era possível que ele estivesse se referindo à última temporada que foi lançada pois esta está tanto disponível nos canais fechados de televisão quanto na Internet -. Foi então que, irônica e fantasticamente, respondeu o representante do canal:" logo os episódios virão". E logo chegaram às mãos do presidente...
Isso é, comicamente, um bom motivo para querer se tornar presidente da república, e todo fã assíduo de qualquer série de livros ou de televisão deve concordar comigo. No entanto, se algum episódio ou spoiler vazar, todos sabem a quem culpar xD.

No meu aniversário, no ano passado, comprei um Box - o mais divo - da série de livros "As Crônicas de Gelo e Fogo" - a qual deu inspiração à série de TV Game of Thrones -, e devo dizer que a aquisição saiu um tanto quanto cara. Well, até aí tudo bem. O pacote chegou e tudo mais. Estava então eu lendo o primeiro livro, também intitulado "Guerra dos Tronos" na recepção da escola e precisei ir beber água. Guardei o livro na mochila e lá fui saciar minha sede. Quando voltei, bem... eu gostava daquele livro...
Em todo caso, mesmo não tendo lido todo o livro, eu já me considero apto a tomar meus partidos. Pra começar, o livro tem uma linguagem um tanto quanto rebuscada. Não, não me refiro à narração, mas ao diálogo dos personagens que evidencia uma boa representação da era Medieval. Os amantes desse estilo evidentemente se sentem mais confortáveis com esse linguajar, eu não.
Em todo o caso, logo no início você já sente a atmosfera de carnificina presente em Game Of Thrones, então se você começou a ler o livro por indicação de alguém ou fez uma pesquisa antes de lê-lo, já deve estar ciente de que: a) Não deve se apegar a nenhum personagem; b) George Martin dá aula para turmas de doutorado em Serial Killerismo ao lado de gente como J.K Rowling(Harry Potter), Rick Riordan (Percy Jackson) e a não menos conceituada Suzanne Collins(Jogos Vorazes). 
Bem, você pode achar que estou falando mal da obra de George Martin - lembre-se que eu nunca tento falar bem ou mal de autor ou livro nenhum, não importa quem seja -, mas para ler seus livros é preciso ter MUITA atenção, então o livro não é muito recomendado para semideuses ou para qualquer outra pessoa que sofra de dislexia ou déficit de atenção. Por que? Bem, vou dizer o porquê. 
Quando se começa a ler Guerra dos Tronos, a primeira impressão que você tem é que está começando a ler da parte errada - como se você devesse ler algo antes de começar o primeiro capítulo -, pois o livro começa como se você já estivesse habituado aos personagens, ao cenário e aos acontecimentos. É então que o primeiro capítulo começa a ficar interessante - quando digo interessante, é porque é o momento em que realmente dá pra entender alguma coisa -, e de repente o capítulo acaba. 
O que acontece? Inicia-se outro capítulo em um outro local, com outros personagens, com clima totalmente diferente e nenhuma ligação aparente com o capítulo anterior. Ah, mas logo vai melhorar... NÃO. Isso é um padrão que se repete, pelo menos até onde eu li.
Então se você tem preguiça, falta de atenção ou qualquer um desses tipos de problema NÃO LEIA GUERRA DOS TRONOS. Eu particularmente li até onde pude porque o caso que ocorreu na família Stark num dos primeiros capítulos realmente me tocou - e eu amei a família Stark -, e também li porque comecei a me interessar de verdade não pelo contexto do livro, mas pela singularidade de cada personagem - e que Deus os tenha.

10 comentários:

  1. Eu estava pensando seriamente em adquirir a edição de colecionador (Pocket), mas todos esses traços apontados no post me fizeram desistir. Sem dúvidas é um preço muito mal gasto. O que sugere que eu compre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, sr. Anônimo. Estás por sua própria conta e risco. Caso o George Martin venha me acusar de dano ao bolso do escritor estrangeiro, eu furo-lhe os olhos -sqn. Mas, em todo caso, não conheço-lhe e tampouco conheço seus gostos literários, mas se me permite dizer, estarei comprando os livros da série Fuga de Furnace, que inclusive foram resenhados num blog amigo. Dê uma olhada na resenha e vê se gosta :D http://acerejada.blogspot.com.br/2014/02/vamos-fugir-desse-lugar-baby.html
      Abraços,
      Luiz.

      Excluir
    2. Ah, vou olhá sim........
      I ondi eu compro?

      Excluir
    3. '-' Bem, nas livrarias, ora! Ou se em sua cidade não encontrar, pode procurar nas lojas virtuais ( Submarino, Americanas, Saraiva, etc.)

      Excluir
  2. Eu simplesmente amooooooooooo Game of Thrones. EVEJA eterna do presidente hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Me aprece ser interessante.

    www.blushescuro.biz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, o próprio leitor decide se vai mesmo comprar. Afinal, meu papel é somente mostrar minha opinião.

      Excluir
  4. Eu comecei a assistir a série, mas não sou muito fã de carnificina e GOT tem muito disso. Mas talvez tente os livros, sempre sou mais por livros do que por filmes e séries, vai que eu me agrade dos livros.
    www.lerimaginarviver.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, devo dizer que neste ponto de vista Série x Livros os livros geralmente superam. xD

      Excluir