quarta-feira, 12 de março de 2014

Não tenho carro, mas posso comprar um novo perfume.

O Lepo Lepo e uma coleção inteira de músicas nativas do pagode baiano já eram conhecidas há um certo tempo (se não me engano, em dezembro eu já ouvia elas por aí), mas é elementar que ultimamente esse “fenômeno” tem se alastrado e atingido, inclusive, a massa populacional brasileira.

Bem, dizem que todos têm direito a ter sua opinião respeitada, e eu também. E, o que eu acho sobre isso? Bem. Não é que seja - de todo - ruim, mas digo que a música brasileira e, especialmente o pagode baiano, está perdendo a beleza. Antigamente costumávamos ouvir músicas cheias de um significado melódico, geralmente de aspecto lindamente emocional, que implicava prazer ao se ouvir. Hoje, as músicas não têm um significado sadio, penso - estão carregadas de um duplo sentido cruel, que tende cada vez mais falar não sobre amor, nem sobre sentimentos, mas sobre sexo, e tão somente sexo - como se tudo não passasse de um escroto contato carnal. Influenciando diretamente no corretamento de garotas de 12 anos que passam a andar com shortinhos "atolados" e, na realidade desagradável da prudência brasileira, engravidam.
Esse estilo "universitário", que de universitário não tem nada, vem, em minha concepção, destruindo o conceito de música brasileira. A privatização da música somente para aqueles que têm talento e afinação perdeu lugar neste país - é assim que os artistas brasileiros vão se tornando desvalorizados -. Será que tenho eu, um ótimo cantor de chuveiro com PhD em apreciar cultura estrangeira, razão? 
A título de comparação, vejamos Nouveau Parfum (um - não muito - recente clipe lançado pela cantora húngara Csemer Boglárka, carregado de melodia, poesia e, acima de tudo, talento). 
O a música - e acima de tudo o clipe - retrata o cenário da venda de uma imagem de uma falsa felicidade. A busca das pessoas pela beleza incondicional, e a forma como são manipuladas por esse desejo, sem desconfiar que todas aquelas influências que as fazem seguir um modelo de imagem, são exuberantemente editadas, não correspondem com a realidade e, na realidade, estão longe de alcançarem a perfeição. Na música, a letra sugere que o melhor é ser você mesmo e deixar de dar valor a marcas, parar de tentar ser perfeito, e acima de tudo, não ser um mero produto de propagação de padrões.
O que aprendemos tudo isso? Primeiro que, a música brasileira têm se afastado do conceito de boa, de útil e, em todo caso, poética. E, segundo, que me orgulho de ser um, como dizem, idolatrador da cultura estrangeira. 

8 comentários:

  1. Essa música... Como uma grande admiradora e falante de francês, eu adoro a Boggie. Ela é uma pessoa corajosa por fazer um video desses, e podia ser severamente criticada por todas as marcas que cita ali. Mas não <3 Nunca. Boggie pode ser chamada de gênio, pra mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCÊ TAMBÉM FALA FRANCÊS? <3 Também amo aquela moliér. E, particularmente, eu acho que a parte das marcas tem os fonemas mais legais da música (depois de "Le nouveau parfum, c'est moi-même, nouveau parfum"). A propósito, vamos morar na França? -q

      Excluir
  2. Brasil. A qual fim levará este trilho pelo qual caminhamos? Se nem a música brasileira tem evoluído - ou, pelo menos, se mantido como estava -, como podemos ter alguma esperança acerca da prosperidade de nossa nação?
    Adorei o post.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Ai meu Deus, essa músicaaaaaaaaaa <3
    Só não consigo cantar, mas vou tentando. Post excelente. *--*
    Heloísa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha. A forma como ela pronúncia o nome das marcas é bem distinto, pois ela junta algumas sílabas de palavras diferentes e separa sílabas da mesma palavra. Mas eu consigo u.u
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  4. somos dois. Detesto esse tipo de 'cultura' brasileira, e mesmo correndo o risco de ser chamada de intolerante, não sou obrigada a tolerar 'músicas' de péssimo conteúdo só por serem hits' nacionais do momento.

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma olhadinha no seu blog xD.
      Obrigado pela visita!

      Excluir