sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

#1 Resenha - Peter Johnson & O Ladrão de Raios


Bem. Eu li esse livro há 3 anos atrás, e já o reli exatas 7 vezes, mas ainda assim tenho um motivo muito importante pra vir resenhar a obra: O filme. Com o perdão da palavra, fizeram uma grande merda no filme, pois não alteraram somente uma ou duas coisas, mas várias - praticamente o enredo inteiro. Não que o filme seja uma bosta, mas não houve fidelidade aos livros em hipótese alguma.
Mas mudando de saco para mala, palavras não são suficientes para dizer o quanto o livro é bom.
Toda a coleção de Percy Jackson e os Olimpianos prende o leitor desde o princípio com uma narrativa misteriosa e envolvente, que adiciona à Mitologia Grega pitadas de humor e raciocínio lógico. Sim, raciocínio lógico. É comum que cada livro tenha uma missão para as personagens e cada missão é dada juntamente com uma profecia um tanto quanto enigmática. Então você passa o livro inteiro analisando as possibilidades, dando tiros no escuro, e quando vai ler o esperado desfecho,a resposta para o que a profecia realmente dizia acaba sendo algo totalmente diferente do que você pensou.
E, sabe aqueles livros que, antes que você tenha prazer em lê-los sente um desconforto/tédio ao tentar se adaptar no primeiro capítulo? Bem, com "O Ladrão de Raios" - e com os demais livros de Rick Riordan - não há isso. Logo em "Sem querer, transformo em minha professora de iniciação à álgebra", você já se vê inserido(a) no contexto do livro e se interessa mais pelo mesmo - não tem erro!
A escrita é fácil de ser entendida, mas não é pobre, e confere uma interatividade perfeita para que o leitor se situe melhor no universo do livro.
Acerca da diagramação, quase não há do que reclamar. A tipografia garante nitidez na leitura, e o miolo feito de Pólen Soft contribui com a facilidade na leitura e com a durabilidade do exemplar. As capas ilustradas com artes conceituais traduzem não apenas o contexto do livro, mas também momentos chave da obra, ainda que o relevo laminado no nome do livro se desgaste facilmente.
É um ótimo livro para quem está começando a vida de leitor!
Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.
Avaliação 
Contexto - 5 estrelas
História - 5 estrelas
Fidelidade - 5 estrelas
Desfecho - 5 estrelas
Diagramação - 4 estrelas
Linguagem - 5 estrelas
Primeiro Capítulo  - 5 estrelas

"Você baba enquanto dorme" (LISPECTOR, Annabeth)

6 comentários:

  1. Olá!
    Ainda não li esse livro, mas está na minha lista de próximas leituras.. Gostei do filme, mas com certeza o livro é muito melhor (e não adianta, os filmes sempre acabam sendo uma decepção para os leitores! rs).
    Parabéns pelo blog!
    Bjs
    http://marcasindeleveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey Amanda!
      Poisé, mas acho que não custa nada fazer algo memorável. O filme não teve nem o VBED! Vê se pode?
      Bjs.
      Segui seu blog õ/

      Excluir
  2. Oi,

    Amo essa série, lá no blog, está tendo resenhas dos livros, acho o melhor o primeiro e o quarto e o último, espero que goste dos outros livros da série, é perfeita, viu, amei sua resenha, bateu saudade agora oh!

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tava dando uma olhada no seu blog
      O mar de monstros foi o livro do qual eu menos gostei na saga, e sua resenha o fez parecer fantástico.

      Excluir
  3. Oi Luiz!

    li O Ladrão de Raios há muito tempo e o reli ano passado porque consegui comprar o box e resenhar. É realmente bem legal pra quem tá começando a ler agora e, concordo com você: A adaptação pro cinema ficou péssima. Digo isso apesar de admirar muito o Logan e a Alexandra.

    Bjs

    Ariel Cristina Borges
    http://www.beingjournalists.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heeey.
      Já sou seguidor do seu blog, mas vou dar uma fuçada pra ver suas resenha de PJO. Também admiro o trabalho dos dois, principalmente naquele momentinho do "levante-se e lute, herói"
      Beijos

      Excluir