domingo, 1 de junho de 2014

[CRÍTICA] Witches of East End


Quem me conhece sabe que sou admirador do místico e do sobrenatural. Desde contos de fada até as máximas e (talvez nem tanto) assustadoras histórias de macabras de vampiros e bruxos. Então, quando estreou, no ano passado, o seriado Witches of East End(Bruxas do Leste), não tive outra alternativa senão acompanhá-lo religiosamente.
A trama de Witches of East End tem como núcleo o clã das bruxas Beauchamp, composto por Freya, Ingrid, Joanna e Wendy. Como resultado de um antigo julgamento, elas foram proibidas de usar magia e expulsas de Asgard - dimensão mágica que, no seriado, está presente como o lar das bruxas -. Confira abaixo o trailer do seriado.
 Joanna é a mãe de Freya e Ingrid, e tem como poder ressuscitar os mortos. Ingrid é a mais velha e prevê o futuro. Freya é a mais nova e tem uma aptidão brilhante com poções. Wendy, a irmã de Joanna e tia das garotas, se transforma em gato e, como tal, possui várias vidas - uma seleção de poderes incríveis para o mais incrível clã de bruxas. De acordo com a maldição, Joanna passa os anos de sua vida imortal vendo suas filhas nascerem, crescerem, desenvolverem seus poderes e, ainda durante a vida adulta, morrerem. Como se já não bastasse o sofrimento pela perda das filhas, não se faz muito tempo desde a morte da última filha para que Joanna engravide de Ingrid, seguidamente por Freya.
Uma trama tão sinistra e ao mesmo tempo peculiar para a família aperfeiçoa, no seriado, a forma como elas são vistas "imbatíveis", mas como punição por tanto tempo de existência, é claro que o poderoso clã de bruxas do East End conseguiu muitos - e bons - inimigos ao longo do tempo, que não tardam a se voltarem contra elas.
Desta vez, Joanna optou por esconder de suas filhas o mundo da magia, a fim de fazer suas vidas durarem mais, o que acabou deixando as garotas despreparadas para o que viria a seguir. A trama irreverente e especialmente "original" acaba dando um enfoque aguçado à presença quase onipotente do clã, o que acaba lembrando a família de bruxas Cromwell, do longa-metragem infanto-juvenil  intitulado Halloweentown.
Nos primeiros minutos do seriado, o telespectador se depara com um cemitério, em que um bruxo metamorfoseado na figura de Joanna prepara um ritual e assassina uma das testemunhas do tão macabro rito. É então que todos estão se dirigindo à uma festa de noivado. O noivado em que Freya - a noiva - encontra o rapaz com quem tem sonhado ultimamente, e para a surpresa do audiente, este rapaz é ninguém menos que o irmão de seu noivo.
Em uma trama muito interessante, Witches of East End contrasta diferentes figuras e personalidades num mundo mágico e tentadoramente contemporâneo - em que bruxos usam celulares - intersectando os dois mundos e deixando um pouco de lado a medievalidade constante em muitas séries e filmes de bruxas. Só que, como toda boa produção, WEE peca em algum ponto muito forte, e desta vez se dá pelo infindável clichê dos dois homens - de personalidade distinta e beleza incomparável - apaixonados pela mesma mulher. O clichê se torna ainda maior quando estes dois homens (Dash & Killian Gardiner), são irmãos, retornando à tentativa já realizada em The Vampire Diaries. Comicamente, Killian representa a figura do badboy da série, de traços físicos e psicológicos que nos lembram Damon Salvatore, de Diários do Vampiro.
Talvez não tenham pecado tanto assim, já que por traz deste triângulo amoroso há uma longa história por traz das gerações passadas, entrelaçando cada personagem a um dado momento das vidas passadas, o que retorna o seriado à posição de uma de minhas favoritas.  A primeira temporada de 10 episódios quase deixou os fãs na dúvida, exceto por um final de reviravoltas no mínimo aguardadas, introduzindo a próxima temporada de Witches of East End, que vai ao ar no dia 06 de julho deste ano, para sanar as dúvidas acerca da possível morte de umas das personagens do seriado.



3 comentários:

  1. Ainda não tinha visto essa série, a única que estou acompanhando que trata de bruxas e Salem, até agora estou gostando bastante. Salem já vai no sexto episódio da primeira temporada, recomendo.

    Abraço,
    Diego de França
    Aguardo sua visita ;-)
    Leitor Sagaz | Grupo Amantes da Literatura

    ResponderExcluir
  2. AMOBARRASOU seriados com bruxas <33
    Acho que começarei a ver depois que a maratona acabar :3
    Beijos Lu
    http://garotaliterary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Assisti só os dois primeiros episódios, mas adorei! Essa série têm futuro, com certeza.

    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir